Página inicial > Palavras-chave > Temas > Wert / Werte / Wertschätzung / Entwertung / Umwertung
Wert / Werte / Wertschätzung / Entwertung / Umwertung
Wert / valeur / valor / value / Werte / valeurs / valores / values / Wertschätzung / avaliação / Entwertung / desvalorização / desvalorización / Umwertung / transvaloração
Umwertung: Transvaloração de todos os valores significa estabelecer para a vida, para o ente na totalidade, uma nova condição por meio da qual a vida seja trazida uma vez mais a si mesma, isto é, impelida para além de si, e assim se torne pela primeira vez possível em sua essência verdadeira. Transvaloração não é outra coisa senão o que deve ser levado a cabo pelo peso mais pesado, pelo pensamento do eterno retorno. (GA6 .1)
WERT E DERIVADOS
Matérias
-
Greisch (1994:Intro) – Confronto Heidegger-Rickert
24 de setembro de 2024, por Cardoso de Castro
Como um bom epistemólogo, Rickert fez uma distinção entre as "leis da natureza" como um princípio de explicação científica e a norma como um princípio de julgamento. Foi essa distinção que formou o núcleo do chamado método teleológico-crítico. Embora seja fácil reconhecer o progresso que tal método representa em relação a um método puramente genético (o de uma simples história da ciência), não é certo que ele seja capaz de fornecer um critério suficiente para fundar filosoficamente uma (…)
-
Husserl – Valor supra-histórico da filosofia
18 de novembro de 2024, por Cardoso de Castro
O matemático não se voltará, certamente, para a história para obter informações sobre a verdade das teorias matemáticas; não pensará estabelecer a relação entre o desenvolvimento histórico das representações e dos juízos matemáticos e a questão da sua verdade. Como é, então, que o historiador deveria ter que decidir da verdade dos sistemas filosóficos dados e, sobretudo, da possibilidade em geral de uma ciência filosófica válida em si? E que poderia ele juntar à ideia de uma verdadeira (…)
-
Fédier (2012:34-36) – as três questões de Kant
24 de novembro de 2024, por Cardoso de Castro
Kant reúne a filosofia em torno de três questões: Was kann ich wissen? O que é que me é possível conhecer ?
Traduzida desta forma, esta questão não é outra senão a do limite do conhecimento, onde começa aquilo que me é impossível conhecer. Ora, o que me é impossível conhecer é tudo o que não tem o estatuto de objeto cognoscível. Esta primeira questão abre o campo para a primeira Crítica (Crítica da Razão Pura), na qual se estabelece que só pode haver conhecimento daquilo que se apresenta (…)
-
Birault (1978:134-137) – o ser em termos da ideia platônica
29 de setembro de 2024, por Cardoso de Castro
O ser de todo ente, o que pode ser chamado de sua entidade — die Seiendheit, os gregos o chamavam de οὐσία. Sabemos que Platão determina οὐσία em termos de εἶδος ou ἰδέα. Também sabemos que a palavra ideia designa, antes de tudo, a face, a forma ou o tipo de todas as coisas. Por fim, sabemos que essa determinação do ser em termos de uma ideia faz parte do conhecido privilégio do olho, do ver ou da visão na existência, no pensamento e na arte dos helenos. E quando se trata do privilégio da (…)
-
Schérer (1971:23-32) – La critique du fondement psychologique dans les sciences de l’esprit
14 de junho de 2023, por Cardoso de Castro
qu’entendons-nous par le mot « esprit » ? que voulons-nous dire lorsque nous affirmons que les sciences de l’homme exigent une communication « spirituelle » comme fondement ? le « comprendre » peut-il être détaché d’une participation affective dont rien ne nous indique qu’elle n’est pas une simple projection de nous-mêmes en autrui ?
Si la notion de Science de l’esprit doit être conservée, il est donc nécessaire qu’elle subisse elle-même une critique : qu’entendons-nous par le mot « (…)
-
Birault (1978:132-134) – valor
29 de setembro de 2024, por Cardoso de Castro
Valor (latim valere) refere-se, em primeiro lugar, à valentia e ao poder, à saúde e à integridade de uma coisa ou de um ser. O valor ainda está livre de qualquer avaliação ou estimativa: ele é pensado em termos de ser ou perfeição.
Valor sem avaliação, estima sem estimativa, é o que a palavra grega ἀξίωμα também diz, e melhor ainda. “A “destruição” heideggeriana da moderna concepção “axiomática” ou “axiológica” da noção de valor. “O grego ἀξίωμα”, lembra Heidegger, ‘é derivado de ἀξιόω, eu (…)