Mas talvez em nenhuma outra época, como na nossa, foi mais vivo o ataque contra a razão. Desde o grande grito de Zaratustra — “Por acaso, é a mais velha nobreza do mundo. Eu a reintegrei em todas as coisas quando disse que não queria nenhuma vontade eterna acima dela” —, desde a doença mortal de Kierkegaard — “esse mal que confina com a morte sem mais nada depois dela” —, os temas significativos e supliciantes do pensamento absurdo se sucederam. Ou, pelo menos, e essa minúcia é fundamental, (…)
Página inicial > Existencialismo
Existencialismo
Citações das obras de Kierkegaard
Kierkegaard
SØREN AABYE KIERKEGAARD (1813-1855)
, Dostoiévski
Dostoiévski
, Sartre
Sartre
Jean-Paul Sartre
JEAN-PAUL SARTRE (1905-1980)
Excertos, por termos relevantes, de sua obra original em francês
e outros
-
Camus (2018) – o ataque atual contra a razão
12 de dezembro de 2024, por Cardoso de Castro -
Camus: razão para morrer
12 de dezembro de 2024, por Cardoso de Castro[tabby title="Mauro Gama"]
Se me pergunto em que julgar se uma questão é mais urgente do que outra, respondo que é com ações a que ela induz. Eu nunca vi ninguém morrer pelo argumento ontológico. Galileu, que detinha uma verdade científica importante, abjurou-a com a maior facilidade desse mundo quando ela lhe pôs a vida em perigo. Em um certo sentido, ele fez bem. Essa verdade não valia a fogueira. Se é a Terra ou o Sol que gira em torno um do outro é algo profundamente irrelevante. (…) -
Camus: suicídio
12 de dezembro de 2024, por Cardoso de Castro[tabby title="Mauro Gama"]
Só existe um problema filosófico realmente sério: é o suicídio. Julgar se a vida vale ou não vale a pena ser vivida é responder à questão fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o espírito tem nove ou doze categorias, aparece em seguida. São jogos. É preciso, antes de tudo, responder. E se é verdade, como pretende Nietzsche, que um filósofo, para ser confiável, deve pregar com o exemplo, percebe-se a importância dessa resposta, já que (…) -
Nietzsche (VP:561) – Toda unidade só é unidade como organização e combinação
12 de dezembro de 2024, por Cardoso de Castro[tabby title="Fernandes & Moraes (modificada)"]
se toda unidade só fosse unidade como organização? Mas a “coisa”, na qual acreditamos, é tão somente inventada de acréscimo como fermento para diferentes predicados. Quando a coisa “atua”, isso significa que concebemos todas as demais propriedades, que de resto ainda existem aqui, e momentaneamente estão latentes, como causa de que agora uma única propriedade sobressaia: isto é, tomamos a soma de suas propriedades — x — como causa da (…) -
Kierkegaard (Ou:§57) – sou um fio na trama da vida
12 de dezembro de 2024, por Cardoso de Castro[tabby title="tradução do espanhol"]
Não sou, desde logo, o dono de minha vida, senão um fio a mais que há que entrelaçar na tela da chita que é a vida. Claro que de não ser capaz de tecê-lo, ao menos poderei cortá-lo.
[tabby title="Hong & Hong"]
So I am not the one who is the lord of my life; I am one of the threads to be spun into the calico of life! Well, then, even though I cannot spin, I can still cut the thread.
[tabby title="Gutiérrez"]
Yo no soy, desde luego, el dueño (…) -
Buber: Pointing The Way - Collected Essays
12 de dezembro de 2024, por Cardoso de CastroPointing The Way. Collected Essays. TOWARDS AUTHENTIC EXISTENCE
BOOKS AND MEN
PRODUCTIVITY AND EXISTENCE
THE DEMON IN THE DREAM
THE ALTAR
BROTHER BODY
WITH A MONIST
THE TEACHING OF THE TAO
TO THE CONTEMPORARY
2. DIMENSIONS OF DIALOGUE
DRAMA AND THEATRE
THE SPACE PROBLEM OF THE STAGE
GOETHE’S CONCEPT OF HUMANITY
BERGSON’S CONCEPT OF INTUITION
FRANZ ROSENZWEIG
HEALING THROUGH MEETING
EDUCATION AND WORLD-VIEW
3. POLITICS, COMMUNITY, AND PEACE
WHAT IS TO BE DONE?
THREE (…) -
Colette (2009:C1) – Schelling e Kierkegaard, existencialismo
12 de dezembro de 2024, por Cardoso de CastroChegou-se a reconhecer em Schelling um precursor do pensamento existencial, na medida em que ele leva a seu acabamento a metafísica da subjetividade. Nas Investigações sobre a essência da liberdade humana de 1809, assim como na obra póstuma As idades do mundo (versão de 1815), aparece o tema da angústia, da vertigem que se apodera do homem na experiência da liberdade como poder do bem e do mal. Kierkegaard refere-se a isso, certamente de maneira crítica, quando fala da dor e da melancolia a (…)
-
Nietzsche (VP:547) – o “sujeito”, um resultado
12 de dezembro de 2024, por Cardoso de Castro[tabby title="Fernandes & Moraes"]
História psicológica do conceito “sujeito”. O corpo, a coisa, o “todo” construído pelo olho desperta a diferenciação entre um fazer e um que faz; o que faz, a causa do fazer, cada vez concebido com maior acuidade, deixou, por fim, como resultado, o “sujeito”.
[tabby title="Kaufmann"]
Psychological history of the concept “subject.” The body, the thing, the “whole” construed by the eye, awaken the distinction between a deed and a doer; the doer, the (…) -
Nietzsche, Sonámbulo del día - Oscar Portela
12 de dezembro de 2024, por Cardoso de CastroNietzsche hoy
…"lo último que deseo es "fama" y "ruido" en los periódicos y "veneración de discípulos"; he visto demasiado de cerca lo que todo ello significa hoy. Me sentiría en medio de ello mas solitario que ahora, y quizás aumentaría espantosamente mi desprecio de los hombres". (A su hermana, Sils María, a finales de julio de 1885).
La relación de la época de Nietzsche es sin embargo equívoca. El no pidió oficinas de prensa y propaganda, sino apenas un pequeño grupo de personas que (…) -
Ortega y Gasset (MQ) – sou eu e minha circunstância
12 de dezembro de 2024, por Cardoso de Castro[tabby title="tradução"]
O homem rende o máximo de sua capacidade quando adquire a plena consciência de suas circunstâncias. Por elas comunica com o universo.
A circunstância! Circum-stantia! As coisas mudas que estão em nosso próximo arredor! Muito perto, muito perto de nós, levantam suas tácitas fisionomias com um gesto de humildade e de anseio, como carentes de que aceitemos sua oferenda e, ao mesmo tempo, envergonhadas pela aparente simplicidade de seu donativo. E andamos entre elas (…)