Página inicial > Palavras-chave > Temas > Existenz / Ek-sistenz …
Existenz / Ek-sistenz …
Existenz / existence / exister / existentia / existência / existencia / exsistentia / Existentialismus / Existenzphilosophie / existencialismo / Existentialität / existentialité / existencialidade / existenciaridade / existentiality / existencialidad / existenziale Analytik / analytique existentiale / analítica existencial / analítica existenciária / existential analytic / Existenzverständnisses / compréhension de l’existence / compreensão da existência / entendimento-da-existência / understanding of existence / Ek-sistenz / ex-sistência / ek-sistência / ex-sistente / ex-sistir
A analítica existencial pressupõe a elaboração da questão do sentido do ser, quer dizer que ela deve ser precedida pela ontologia fundamental; por outro lado, a ontologia fundamental deve ser buscada na analítica existencial, única a dar acesso à questão do sentido do ser. (Jean Greisch )
L’analytique existentiale est le siège de la problématique philosophique, parce que le Dasein est cette région de l’étant où s’annoncent e à laquelle se réfèrent nécessairement toutes les autres régions ontiques. Il convient alors, après avoir déterminé l’étant exemplaire, de le rendre accessible tel qu’en lui-même il est, parce que si la primauté ontico-ontologique du Dasein n’implique pas qu’il soit dès l’abord transparent quant à son être propre, cette transparence est néanmoins requise pour que la question de l’être soit rigoureusement posée. [
Didier Franck ]
A compreensão do ser de todos os entes que não possuem o modo de ser do Dasein, entra na constituição da compreensão da existência [Existenzverständnisses]. (
SZ 13)
EXISTENZ E DERIVADOS
Matérias
-
Vezin (ET:524-525) – "ser-o-aí"
21 de fevereiro de 2024, por Cardoso de Castro
destaque
Uma vez que o próprio Heidegger está consciente do problema com que estamos a lidar [tradução de Dasein], e está a entrar no coração do debate para proscrever o ser-aí, que mais podemos fazer senão recorrer a ele? O que é que ele tem a dizer, ou mesmo a propor, sobre um ponto tão decisivo? A sua intervenção histórica está contida em duas linhas da sua carta a Jean Beaufret, de 23 de novembro de 1945: "Da-sein significa para mim, se me é permitido dizê-lo num francês talvez (…)
-
Declève (1970:75-78) – realidade do mundo e ser-no-mundo
23 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castro
destaque
A ontologia do Dasein, por seu lado, já não se detém na exterioridade de um conjunto de estados ou mesmo no "real". Estes dois títulos correspondem talvez a experiências ônticas. Mas a partir do momento em que se trata de explicitar a compreensão do ser do ser-aí, torna-se claro que a consciência da realidade é ela própria um modo de ser-no-mundo. A realidade remete então para o fenômeno da preocupação [Sorge], isto é, para o ser-aí-no-mundo, diante de si mesmo em relação ao que (…)
-
Caputo (MEHT:163-165) – homem em Heidegger e Eckhart (IV)
29 de fevereiro de 2024, por Cardoso de Castro
destaque
Heidegger explora aqui e noutro lugar (GA8) a raiz "halten" na palavra Verhältnis [relacionamento]: Dasein é "mantido" em relação com Ser pelo próprio Ser. Na "Introdução" de "O que é a metafísica?", Heidegger refere-se a "um pensamento que se tornou realidade pelo próprio Ser" (GA9), ou seja, que é mantido como pensamento pelo próprio Ser. E no "Epílogo" da mesma obra ele diz:
Ser não é produto do pensamento. Pelo contrário, de fato, o pensamento essencial é um acontecimento de (…)
-
Romano (1999:25-28) – Ereignis
17 de setembro de 2024, por Cardoso de Castro
Mas esse duplo desdobramento do ser e do ente como sobrevir descobridor e surgir encobridor, esse movimento da diferença que é a própria diferença em movimento, a diferenciação dos dois, tem, a partir de então, a consequência de que não é apenas o ser que, como uma passagem "em direção" ao ente, é pensado como um evento; é o ente que é compreendido e determinado segundo o gesto do diferenciar-se do ser. Não é apenas o ser, então, mas o próprio ente que, pensado a partir da "mobilidade" mais (…)
-
Jaspers – Origem e intenções da filosofia da existência
23 de março de 2022, por Cardoso de Castro
Citado em Jeanne Hersch, "Karl Jaspers". Trad. Luis Guerreiro P. Cacais.
A filosofia da existência é, em sua essência, metafísica. Onde brota, cresce.
A existência, que está na origem da verdadeira vontade de conhecer, é ela mesma incognoscível. Por conseguinte, o pensamento filosófico, quando voltado para si, deve sofrer necessariamente uma cisão original, a fim de atingir indiretamente o que não pode alcançar como alvo direto. A busca filosófica inspirada pela existência possível (…)