Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Abbagnano / Nicola Abbagnano / AbbagnanoDF / Abbagnano2013
Abbagnano / Nicola Abbagnano / AbbagnanoDF / Abbagnano2013
Nicola Abbagnano (1901-1990)
OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi e Ivone Castilho Benedetti. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. [AbbagnanoDF]
ABBAGNANO, Nicola. Scritti Esistenzialisti. Novara: De Agostini Libri, 2013 (epub)
Matérias
-
Abbagnano (2013) – problema dell’essere (la struttura)
5 de junho de 2023, por Cardoso de Castro
L’alternativa autentica del problema dell’essere può essere definita come una forma nella quale la situazione finale dello sforzo verso l’essere realizza la propria essenziale unità con la situazione iniziale. Questa forma è la struttura.
Tuttavia un’alternativa diversa deve essere possibile, sul fondamento del problema dell’essere. L’ultimo risultato dello sforzo verso l’essere non può essere la negazione dello sforzo stesso. Il problema dell’essere non può essere eliminato e negato (…)
-
Abbagnano (1968) – a questão sobre o "nada"
11 de março, por Cardoso de Castro
Quando o neopositivista Rudolf Carnap quis demonstrar que a metafísica é uma falsa ciência porque fala de coisas que não existem ou não existem da maneira como ela as descreve, ele escolheu como exemplo um texto de Heidegger que girava em torno do conceito de nada. Nesse texto, Heidegger contrastava o antigo princípio "do nada, nada surge" com o aforismo "do nada surge tudo o que existe"; ele falava de uma "experiência do nada", do "nada que nadifica", do "nada que se revela", e assim por (…)
-
Abbagnano (1968) – A concepção da linguagem como manifestação do ser
11 de março, por Cardoso de Castro
A linguagem não é o instrumento que o homem criou para se orientar entre as coisas, dominá-las e utilizá-las, para se comunicar com outros homens e expressar a si mesmo. É uma criação do Ser. Mas o que é o Ser? É Deus? É o Mundo? É algo intermediário entre Deus e o Mundo, um Absoluto, uma Natureza infinita? Heidegger se recusa a responder a essas perguntas; e Foucault faz o mesmo. Se perguntarmos: quem fala?, a resposta de Heidegger e de Foucault é a mesma: é a Palavra que fala, é a (…)
-
Abbagnano (2013) – analítica existencial
5 de junho de 2023, por Cardoso de Castro
L’analisi strutturale pone l’esistenza sul piano della problematicità pura.
La struttura è in grado di realizzare il senso più profondo dell’analisi esistenziale. Il fondarsi dell’essere come possibilità nella possibilità trascendentale individua l’essere perché gli dà il possesso di sé medesimo: nello stesso tempo lo costituisce nella sua massima universalità perché solo in tale universalità esso trova il fondamento del suo individuarsi. La struttura si sottrae in tal modo alla libertà (…)
-
Giuseppe Lumia: Abbagnano
5 de outubro de 2021, por Cardoso de Castro
LUMIA. (Giuseppe) O EXISTENCIALISMO PERANTE O DIREITO, A SOCIEDADE E O ESTADO. Tradução de Adriano Jardim e Miguel Caeiro. Colecção « Doutrina ». N.º 3. Livraria Morais Editora. Lisboa. 1964.
Dominada durante trinta anos pelo idealismo, a cultura italiana só tarde se interessou pela filosofia da existência. A princípio não a tomou a sério, para o que basta recordar as muito conhecidas e ligeiras apreciações de Croce e De Ruggero. Mesmo pensadores de formação diferente, como Bobbio, nada (…)