Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Mattéi / Jean-François Mattéi
Mattéi / Jean-François Mattéi
JEAN-FRANÇOIS MATTÉI (1941-2014)
Obra na Internet: Mattei; Library Genesis
MATTÉI, J.-F. L’ordre du monde: Platon , Nietzsche , Heidegger. Paris: PUF, 1989.
MATTÉI, J.-F. Heidegger et Hölderlin . Le Quadriparti. Paris: PUF, 2001.
Matérias
-
Mattéi (1989:153-157) – Geviert (Céu-Terra-Divinos-Mortais)
28 de setembro de 2024, por Cardoso de Castro
Estamos, então, em posição de pensar em tal “pátria”, retornando à “proximidade do Ser” enraizada no Da do Dasein? Podemos restabelecer a situação inicial do homem habitando o local apropriado do pensamento? Sem entrar nos detalhes do argumento aqui, vou relembrar certos pontos essenciais sobre “ser” e “mundo” que tentei estabelecer em um trabalho anterior sobre a figura heideggeriana do “Quadripartite” (Geviert). De fato, os textos mais incomuns do que normalmente chamamos de “o segundo (…)
-
Mattéi (2001:74-76) – as dobras do ente
11 de janeiro de 2024, por Cardoso de Castro
destaque
1 Natureza e Graça (Sobre-Natureza).
2. natureza e arte
3.natureza e história
4 Natureza e Espírito.
Mas, pela primeira vez, esta quadripartição, ainda com raízes em Aristóteles, é aproximada de Hölderlin, de quem Heidegger cita a terceira estrofe do hino Como num dia de festa…, para identificar a Natureza que o poeta canta com o Ser que o pensador procura. Tal como a Natureza está, nas palavras de Hölderlin, acima dos deuses e mais velha que os tempos, o Ser está, na (…)
-
Mattéi (1989:202-205) – ritmo da escrita de Heidegger
27 de setembro de 2024, por Cardoso de Castro
Com uma regularidade impecável, o ritmo da escrita de Heidegger seguirá, a partir de então, as pulsações do ser. Às cinco épocas da história da metafísica, dedicadas ao vaguear do ser, correspondem, em O Tempo da Imagem do Mundo [GA5], os "cinco fenômenos essenciais dos Tempos Modernos" (ciência, tecnologia, estética, civilização, o despojamento dos deuses), e em A Origem da Obra de Arte [GA5], os cinco modos de advento da verdade (a obra, a cidade, o deus, o sagrado, o ser). Encontramos (…)