A esta arte de reforçar é que os diálogos platônicos devem sua surpreendente atualidade. Pois nela, o que foi dito transforma-se sempre nas possibilidades extremas de seu direito e de sua verdade, e sobrepuja toda contra-argumentação que pretenda pôr limites à vigência de seu sentido. Evidentemente, que aí não se trata de um mero deixar as coisas como estão. Pois aquele que quer conhecer não pode deixar o assunto na versão de simples opiniões, isto é, não lhe é permitido distanciar-se das (…)
Página inicial > Hermenêutica > Gadamer, Hans-Georg (1900-2002)
Gadamer, Hans-Georg (1900-2002)
-
Gadamer (VM): opinião subjetiva
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de Castro -
Gadamer (VM): opinião do autor
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de Castro[245] Como vimos em Schleiermacher, o modelo de sua hermenêutica é a compreensão congenial possível de ser alcançada na relação entre o eu e o tu. A compreensão de textos tem a mesma possibilidade de adequação total que a compreensão do tu. Pode-se ver diretamente no texto a opinião do autor. O intérprete é absolutamente coetâneo com seu autor. Este é o triunfo do método filológico: conceber o espírito passado como presente, o espírito estranho como familiar. Dilthey está totalmente (…)
-
Gadamer (VM): opinião
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroEm suas inolvidáveis exposições, Platão mostra-nos em que consiste a dificuldade de sabermos o que não sabemos. É o poder da opinião, contra o qual é tão difícil chegar ao reconhecimento de que não se sabe. Opinião é o que reprime o perguntar. É-lhe inerente uma particular tendência expansionista. Ela gostaria de ser sempre opinião comum, e a palavra que entre os gregos designava a opinião, doxa, significa ao mesmo tempo a decisão alcançada pela maioria na reunião do conselho. Como é (…)
-
Gadamer (VM): orador
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroSeguindo Schleiermacher, também outros repetiram sua fórmula no mesmo sentido, por exemplo, August Boeckh, Steinthal e Dilthey: "O filólogo entende melhor o orador e o poeta, do que este se entende a si mesmo, e melhor do que o entenderam os que eram simplesmente seus contemporâneos. Pois ele torna claramente consciente o que naquele somente prejazia de maneira inconsciente e fática". Através do "conhecimento das leis psicológicas" o filólogo pode aprofundar a compreensão conhecedora, até (…)
-
Gadamer (VM): oral
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroEste é o contexto, a partir do qual se determina a idéia de Schleiermacher de uma hermenêutica universal. Essa idéia [183] nasceu da representação de que a experiência da alteridade e da possibilidade do mal-entendido são universais. Não resta dúvida de que essa alteridade torna-se maior no discurso artístico, e o mal-entendido mais provável do que no discurso sem arte, e torna-se mais aguda no discurso fixado por escrito do que no oral, que na viva voz é de igual modo constantemente também (…)
-
Gadamer (VM): oratória
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroPor fim, desde a renascença da antiga filosofia e retórica, a imagem de Sócrates torna-se antipropaganda contra a ciência, tal qual se mostra, sobretudo, na figura do idiota, do leigo, que assume um papel totalmente novo entre o erudito e o sábio. Da mesma forma, a tradição teórica do humanismo sabe como se reportar a Sócrates, bem como à crítica cética aos dogmáticos. Observa-se em Vico que ele critica os estóicos, porque acreditam na razão como regula veri, e, inversamente, louva os (…)
-
Gadamer (VM): ordem mundial
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroPela primeira vez levanta-se a questão da ordem mundial. Não se trata mais de reconhecer uma ordem instituída, mas planejar e criar uma ordem não instituída. Há que se perguntar se é uma problemática correta: assumir que algo que ainda não existe deva ser planejado e criado. Sabemos que, mesmo sendo desejo de todos, não existe uma ordem mundial entre os povos. Podemos constatá-lo pelo fato de as idéias sobre uma ordem justa divergirem a tal ponto que hoje predomina o discurso resignado sobre (…)
-
Gadamer (VM): ordem judicial
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroA tarefa da interpretação consiste em concretizar a lei em cada caso, isto é, em sua aplicação. A complementação produtiva do direito, que ocorre com isso, está obviamente reservada ao juiz, mas este encontra-se por sua vez sujeito à lei, exatamente como qualquer outro membro da comunidade jurídica. Na idéia de uma ordem judicial supõe-se o fato de que a sentença do juiz não surja de arbitrariedades imprevisíveis, mas de uma ponderação justa do conjunto. A pessoa que se tenha aprofundado em (…)
-
Gadamer (VM): ordem política
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroApesar disso, encontramos aí uma pressuposição questionável: a impossibilidade de desvincular o aspecto econômico do político. Será que assim como podemos falar de um estado de desordem econômica e ordem racional da economia mundial, também podemos determinar o estado de desordem política, cuja superação nos permitiria conceber racionalmente o conceito de ordem política? Podemos dizer que evitar a autodestruição global poderia representar um critério inequívoco para a política mundial, assim (…)
-
Gadamer (VM): ordenação
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroDe um tal sentido, precisa-se obviamente por toda parte em que se tem em mente um todo, mas que não é dado como um todo, ou seja, não é pensado à base de conceitos finais. Dessa maneira, o gosto não se restringe, de forma alguma, ao belo na natureza e na arte, julgando-o de acordo com a sua qualidade decorativa, mas abrange todo o campo dos costumes e da decência. Também os conceitos dos costumes nunca são dados como um todo ou determinados normativamente de maneira unívoca. Antes, a (…)