Página inicial > Palavras-chave > Temas > Aussage / Aussagen / Satz
Aussage / Aussagen / Satz
Aussage / énoncé / enunciado / enunciação / proposición / statement / Aussagen / Satz / proposição / enunciado / proposition
Qu’est-ce donc que l’énoncé comme "spécialisation" particulière de l’explicitation? Fondamentalement, cela veut dire trois choses: 1) Une "mise en évidence" (Aufzeigung), traduction du terme grec apophansis), c’est-à-dire "faire voir l’étant à partir de lui-même" (SZ 158); 2) Une "prédication", c’est-à-dire la détermination du "sujet" logique au moyen d’un ou de plusieurs prédicats; 3) Une "communication", un "prononcement" ou une profération (Heraussage), un statement en anglais, grâce auquel s’effectue le "partage du sens" (Mitteilung). (Greisch )
AUSSAGE E CORRELATOS
Matérias
-
Gelven (1972:177-179) – verdadeiro ou falso?
21 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
Ressaltamos que, para que uma sentença se qualifique como uma proposição sobre o mundo externo, ela deve admitir ser verdadeira ou falsa. Agora, com muita frequência, os filósofos, ao buscarem refinar a compreensão do sentido de uma proposição, referem-se às suas condições de verdade. Uma maneira de fazer essa pergunta é considerar as condições sob as quais a sentença seria falsa. (Se essas condições forem contraditórias, dizemos que a frase não pode ser considerada falsa e, portanto, é (…)
-
Ricoeur (1977) – A efetuação da linguagem como discurso
22 de junho de 2023, por Cardoso de Castro
O discurso, mesmo oral, apresenta um traço absolutamente primitivo de distanciamento, que é a condição de possibilidade de todos os traços que consideraremos posteriormente. Este traço primitivo de distanciamento pode ser caracterizado pelo título: a dialética do evento e da significação.
De um lado, o discurso se dá como evento: algo acontece quando alguém fala. Esta noção de discurso como evento impõe-se desde que levemos em consideração a passagem de uma linguística da língua ou do (…)
-
Jean Wahl (1998:19-21) – a verdade é uma propriedade da proposição ou do julgamento
18 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
A ciência é um certo tipo de conhecimento; é um certo modo, uma certa maneira de lutar pela verdade. E somos levados a esta pergunta: “O que é a verdade?”
Heidegger diz que há muitas respostas a esta pergunta. Mas todas estas respostas têm um elemento em comum: todas concordam que a verdade é uma propriedade da proposição ou do julgamento. Portanto, definimos verdade como a verdade de uma proposição. Por exemplo, esta lâmpada queima ou este giz é branco. A palavra “lâmpada” ou a palavra (…)
-
Jean Wahl (1998:22-25) – ciência, conjunto de proposições?
18 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
Essa concepção dupla, da verdade como uma relação entre um predicado e um sujeito, e da ciência como um conjunto de proposições, está correta? Isso é o que teremos de examinar, e já podemos apontar, com relação à ciência, que considerá-la como um conjunto de proposições é considerá-la como um conjunto de resultados, e que considerá-la como um conjunto de resultados não é considerá-la em sua própria existência. O resultado é como uma espécie de cadáver, ou, como diz Hegel, como algo que (…)