Página inicial > Palavras-chave > Temas > Gegenwärtigen / Gegenwärtigung / Gegen-wart …
Gegenwärtigen / Gegenwärtigung / Gegen-wart …
Gegenwärtigen / Gegenwärtigung / Gegen-wart / présentifer / présentification / être présent à / pré-sent / pre-sente / atualmente presente / Entgegenwärtigung / dé-présentation / Vergegenwärtigung / re-présentation / Präsenz / Allgegenwart
Tempo gramatical do presente. A partir de SZ p. 326 ; n.p.c. Gewärtigen et Vergegenwärtigung. [Martineau ]
Matérias
-
Grondin (1987:55-60) – temporalidade [Zeitlichkeit]
7 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
[…] o que impulsiona a preocupação [Sorge]? Como o Dasein é caracterizado como o ser para o qual esse mesmo ser está em jogo em seu ser, a resposta é óbvia: o sentido da preocupação não pode ser outro senão o ser do Dasein, uma concepção que devemos especificar agora. A preocupação é, mais precisamente, sobre o poder-ser (Seinkönnen) do Dasein. Quando o homem lida com o ser em geral, é sempre o seu poder-ser que está em questão. O ser do Dasein é um ser de tensão. Em outras palavras, o (…)
-
Grondin (1987:60-62) – temporalização
7 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
O conceito de “maturação” ou “temporalização” contém a ideia de um desdobramento que produz a si mesmo (Geschehen). Há, portanto, um se-produzir original da experiência temporal, que Heidegger destacará com a ajuda de três locuções [GA24:377; SZ:328-329]:
— o futuro é um “advir em direção a si mesmo…” (Auf-sich-zukommen) ;
— o ter sido é um “retorno a…” (Zurück zu);
— o presente um “estagiar junto…” (Sich-aufhalten-bei).
“Essas características de em-direção-a-si, retorno-a e junto-de (…)
-
Ricoeur (1985:102-105) – A temporalização: por-vir, ter-sido, tornar-presente
1º de julho de 2023, por Cardoso de Castro
Encontramos, pois, entre a articulação interna do Cuidado [Sorge] e a triplicidade do tempo uma relação quase kantiana de condicionalidade. Mas o “tornar-possível” heideggeriano difere da condição kantiana de possibilidade, pelo fato de que o próprio Cuidado possibilita toda a experiência humana.
Roberto Leal Ferreira
É só, como dissemos, no final do capítulo III da segunda seção, §§ 65-66, que Heidegger trata tematicamente da temporalidade em sua relação com o Cuidado. Nessas páginas, (…)
-
Didier Franck (1981:18-21) – evidência
5 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castro
destaque
"Toda a evidência no juízo, e em particular a das verdades que possuem uma generalidade incondicionada, está sob o conceito de intuição dadora" [Idées… I, § 21, p. 71]. A intuição dadora, ou a dação das próprias coisas, é a característica mais geral de toda a prova, antes da sua diferenciação em adequada ou inadequada, assertiva ou apodítica, pura ou impura, predicativa ou ante-predicativa. A auto-evidência judicial — a intuição do estado de coisas — remete sempre para a (…)