Torna-se pela primeira vez evidente que o filosofar é fundamentalmente próprio a todo e qualquer homem, que certos homens só puderam e precisaram ter este destino notável em nome de serem para outros o ensejo do despertar da filosofia.
Casanova
[…] Filosofia como uma matéria passível de ser ensinada, como matéria de prova; uma disciplina, na qual, como em outras disciplinas, nos doutoramos. Para os estudantes e professores, a filosofia tem a aparência de uma matéria genérica, sobre a (…)
Página inicial > Palavras-chave > Termos gregos e latinos > paideia / παιδεία / παιδεύω
paideia / παιδεία / παιδεύω
Mas por que é que em cada âmbito a adaptação deve ser constante e lenta? Porque a transformação concerne ao ser homem e, por isto, se realiza no fundo de sua essência. Isto significa: a postura, que serve de medida e que deve surgir por meio de uma guinada, precisa ser desenvolvida a partir de um empuxo que já sustenta a essência do homem até atingir um comportamento firme. Esta mudança de hábito e este movimento de se reacostumar da essência do homem com o âmbito que lhe é indicado a cada vez é a essência do que Platão chama de παιδεία. Não há como traduzir esta palavra. Em Platão, de acordo com a determinação de sua essência, παιδεία significa a περιαγωγη όλης τῆς ψυχής, a guia que conduz para a transformação de todo o homem em sua essência. É por isto que a παιδεία é essencialmente uma transição, e, em verdade, da ἀπαιδευσία para a παιδεία. De acordo [229] como o caráter dessa transição, a παιδεία permanece referida constantemente à ἀπαιδευσία. Embora não de modo pleno, à palavra παιδεία corresponde o melhor possível a palavra alemã “Bildung” (formação). Todavia, precisamos devolver a essa palavra a sua força original de nomeação, esquecendo a falsa interpretação na qual ela decaiu ao final do século XIX. [GA9
GA9
Wegmarken
GA9PT
GA9ES
GA9EN
CartaH
Wegmarken (1919–1961), ed. Friedrich-Wilhelm von Herrmann, 1. Auflage 1976. 2., durchgesehene Auflage 1996
]