Para compreender o problema que é aqui evocado, é necessário aproximá-lo do tema da liberdade tal como é exposto nas últimas páginas de Vom Wesen des Grundes [GA9]. Mais uma vez, a dimensão da facticidade (isto é, da facticidade original ou transcendental) é aqui essencial:
Existir significa sempre: no meio do ente, ser em relação com o ente — com aquele que não é no modo do Dasein, consigo mesmo e com seu semelhante — e isso de tal modo que na própria relação emotivamente situada, aquilo (…)
Página inicial > Palavras-chave > Termos gregos e latinos > dynamis / dunamis / δύναμις / δύνασθαι / dynasthai / energeia-dynamis / (…)
dynamis / dunamis / δύναμις / δύνασθαι / dynasthai / energeia-dynamis / actu-potentia / energeia / enérgeia / ἐνέργεια / realitas / actualitas
Δύναμις significa a capacidade, ou melhor, a aptidão para. A madeira presente na oficina está apta para uma “mesa”; mas a madeira não possui o caráter dessa aptidão para uma mesa, mas apenas como esse algo escolhido e talhado para isso. Escolha e talhe, porém, isto é, o caráter de aptidão, determinam-se a partir da “produção” do que “deve ser produzido”. Mas produzir, pensado de forma grega e de acordo com a força nomeadora de nossa palavra alemã, significa: trazer de lá para a presença, como algo pronto, como algo que possui tal ou tal aspecto. [GA9 ]