Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Wrathall / Mark Wrathall / CCHBT / CHL
Wrathall / Mark Wrathall / CCHBT / CHL
WRATHALL, M. A. Heidegger and unconcealment: truth, language, and history. Cambridge ; New York: Cambridge University Press, 2011.
WRATHALL, Mark A. (ed.). THE CAMBRIDGE COMPANION TO HEIDEGGER’S BEING AND TIME . Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
The Cambridge Heidegger Lexicon. Cambridge: Cambridge University Press, 2021
Matérias
-
Wrathall (2017:4-7) – práticas
18 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
[…] Vou começar com uma discussão sobre práticas em geral. Em expressões como “habilidades e práticas”, o uso da palavra “práticas” por Dreyfus pode soar pleonástico — como se a palavra “prática” fosse sinônima de “habilidade”. E, às vezes, ele usa as palavras de forma intercambiável. Mas há uma distinção a ser feita entre habilidades e práticas — uma distinção que Dreyfus geralmente respeita. Pode-se dizer que as habilidades nos permitem participar de uma prática com fluidez. Mas uma (…)
-
Wrathall (2017:10-12) – o impessoal [das Man] e autenticidade
19 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
Uma vez que reconheçamos como as práticas de fundo desempenham um papel constitutivo na fundamentação de uma compreensão do ser, abrem-se várias questões importantes. Por exemplo, já vimos como as práticas de fundo são totalmente sociais. Nossa compreensão do mundo é articulada por essas práticas e, portanto, crescemos, em primeiro lugar, em uma forma compartilhada de compreender tudo. “Não dizemos o que vemos”, explica Heidegger sobre nossa experiência cotidiana imediata da palavra, “mas (…)
-
Wrathall (2017:13-14) – pluralidade de mundos
19 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
[…] Um mundo, na compreensão heideggeriana que informa o trabalho de Dreyfus, é
todo um contexto de equipamentos, papéis e práticas compartilhados com base nos quais se pode encontrar entidades e outras pessoas. Assim, por exemplo, um martelo é encontrado como um martelo no contexto de outros equipamentos, como pregos e madeira, e em termos de papéis sociais, como carpinteiro, faz-tudo e assim por diante. Além disso, cada conjunto local de ferramentas, as habilidades para usá-las e os (…)
-
Wrathall (2017:7-8) – dimensão social das práticas
18 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
Há uma dimensão social inconfundível na maioria das práticas, se não em todas. Essa dimensão social talvez seja mais visível na linguagem e no vocabulário compartilhados que temos para falar sobre a prática. Uma parte importante da iniciação em uma prática consiste em aprender como se fala sobre as atividades que pertencem à prática. Porém, em um nível mais profundo, a dimensão social da prática é encontrada na forma como participar de uma prática é juntar-se a outras pessoas em um (…)
-
Wrathall (2017:8-10) – O que é uma prática de fundo?
18 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
[…] O que é, então, uma prática de fundo? De certa forma, todas as práticas formam uma espécie de pano de fundo para as ações, deixando de ser consideradas quando estamos envolvidos na ação. O jogador de futebol pode executar um passe em um jogo de futebol somente porque está participando da prática do futebol. Mas, enquanto executa o passe, ela não precisa ter nenhuma noção de que está agindo para perpetuar a prática do futebol. Normalmente, o que será importante para o jogador são os (…)