Página inicial > Palavras-chave > Index Textes > GA27 / GA 27 / GA XXVII / GA27PT / GA27ES
GA27 / GA 27 / GA XXVII / GA27PT / GA27ES
Einleitung in die Philosophie (Wintersemester 1928/1929), eds Otto Saame and Ina Saame-Speidel, 1. Auflage 1996. 2., durchgesehene Auflage 2001. / Introdução à Filosofia. Tr. Marco Antonio Casanova . São Paulo : Martins Fontes, 2008 [GA27PT] / Introducción a la filosofía. Tr. Manuel Jiménez Redondo. Madrid : Cátedra, 2001 [GA27ES]
EINFÜHRUNG Die Aufgabe einer Einleitung in die Philosophie
ERSTER ABSCHNITT PHILOSOPHIE UND WISSENSCHAFT
ZWEITER ABSCHNITT PHILOSOPHIE UND WELTANSCHAUUNG
Matérias
-
Jean Wahl (1998:14-17) – crise da ciência
18 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
Hoje falamos sobre uma crise na ciência, mas geralmente tentamos mais ou menos descartar a ideia dessa crise. Faremos o oposto; usaremos essa sensação de crise como ponto de partida para descobrir o que é ciência. É a explicação da crise atual que lançará luz sobre a natureza da ciência.
Começaremos examinando os dois primeiros aspectos da crise. O primeiro diz respeito ao relacionamento entre o indivíduo e a ciência. Como a ciência se tornou especializada, o indivíduo tem diante de si uma (…)
-
Jean Wahl (1998:239-241) – filosofar é transcender
17 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
Hoje eu gostaria de concluir o que temos a dizer sobre essa palestra de Heidegger [GA27], e gostaria de lembrá-los do que dissemos no final da última aula que, para colocar o problema do ser, é necessário opor o ser a algo, como ele afirma. Portanto, o problema do ser implica a afirmação do nada. É somente se houver o nada, diz ele, que o ser pode ser revelado, e ele também afirma — e podemos questionar essas duas afirmações — que, para que haja o nada, deve haver algo que ele chama de mundo (…)
-
Jean Wahl (1998:19-21) – a verdade é uma propriedade da proposição ou do julgamento
18 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
A ciência é um certo tipo de conhecimento; é um certo modo, uma certa maneira de lutar pela verdade. E somos levados a esta pergunta: “O que é a verdade?”
Heidegger diz que há muitas respostas a esta pergunta. Mas todas estas respostas têm um elemento em comum: todas concordam que a verdade é uma propriedade da proposição ou do julgamento. Portanto, definimos verdade como a verdade de uma proposição. Por exemplo, esta lâmpada queima ou este giz é branco. A palavra “lâmpada” ou a palavra (…)
-
Jean Wahl (1998:22-25) – ciência, conjunto de proposições?
18 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
Essa concepção dupla, da verdade como uma relação entre um predicado e um sujeito, e da ciência como um conjunto de proposições, está correta? Isso é o que teremos de examinar, e já podemos apontar, com relação à ciência, que considerá-la como um conjunto de proposições é considerá-la como um conjunto de resultados, e que considerá-la como um conjunto de resultados não é considerá-la em sua própria existência. O resultado é como uma espécie de cadáver, ou, como diz Hegel, como algo que (…)