HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Tr. Márcio Suzuki. Aparecida: Ideias & Letras, 2006, p. 63-64
Substituímos, pois, a experiência por algo mais geral, a “intuição” e, com isso, recusamos a identificação de ciência em geral com ciência empírica. Aliás, é fácil reconhecer que defender essa identificação e contestar a validez do pensar eidético puro leva a um ceticismo que, como ceticismo (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > positiv / positive / Positivismus / Positivität
positiv / positive / Positivismus / Positivität
Positivismus / positivismo / positivisme / positivism / positiv / positive / positivo
Matérias
-
Husserl (IFP1:63-64) – Positivismo
24 de março de 2018, por Cardoso de Castro -
GA20: Esquema-Resumo
28 de maio de 2017, por Cardoso de CastroEnsaio de resumo esquemático com citações, a partir do índice do livro (em construção permanente)
Nossa Tradução INTRODUÇÃO: O TEMA E MÉTODO DO CURSO 1 Natureza e história como domínios de objetos para as ciências 2 Prolegômenos para uma fenomenologia da história e natureza sob a guia da história do conceito de tempo 3 Tópicos do curso PARTE PRELIMINAR: O SENTIDO E TAREFA DA INVESTIGAÇÃO FENOMENOLÓGICA I Emergência e ruptura da investigação fenomenológica 4 A situação da filosofia na (…) -
Patocka (2015:C1) – a metafísica mecanicista
11 de junho de 2023, por Cardoso de CastroPATOCKA, Jan. El movimiento de la existencia humana. Tr. Teresa Padilla & Jesús María Ayuso & Agustín Serrano de Haro. 2015 (epub).
El problema del «mundo natural» ha surgido de manera explícita en el ambiente filosófico positivista, esto es, en un ambiente que tanto dentro de la ciencia como fuera de ella se orientaba contra la metafísica tradicional. Surgió donde se sacaron consecuencias de la crítica empirista a los conceptos de sustancia y causalidad, y donde las nociones (…)