destaque
O que considero interessante na noção de "dado", tal como é comumente utilizada pelas duas grandes tradições filosóficas do nosso século, é o fato de estar imediatamente aberta à crítica e ao criticismo. Atualmente, está sob ataques violentos, que não são, evidentemente, inteiramente novas. Este é, desde o início, um dos pontos, senão o ponto, criticado na fenomenologia, que, enquanto modo de pensar o "dado", é suspeita de uma certa forma de intuicionismo ingênuo, ou de (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > innen / innere / innerhalb / außen / aussen / ausser / Innenseins
innen / innere / innerhalb / außen / aussen / ausser / Innenseins
innen / intérieur / interior / inner / außen / aussen / ausser / extérieur / exterior / outer / Innenseins / être intérieur / ser interior
Matérias
-
Jocelyn Benoist (2001:45-49) – dar-se (es gibt)
29 de março de 2024, por Cardoso de Castro -
Empatia e vida interior (dos outros)
18 de março, por Cardoso de Castro(RMAP:209-213)
Chegou o momento de examinar a percepção dos outros do lado "noético". Uma das teses características da fenomenologia é que a experiência do outro é um ato "doador originário". Uma pessoa nos é imediatamente dada (e não postulada, inferida, projetada) em sua realidade específica, em carne e osso. É justamente um outro eu em carne e osso.
Não percebemos corpos aos quais associamos espíritos: percebemos sujeitos em carne e osso, e as duas descrições são bem diferentes. O que (…) -
Être et temps : § 13. Exemplification de l’être-à… à partir d’un mode dérivé : la connaissance du monde.
9 de julho de 2011, por Cardoso de CastroVérsions hors-commerce:
MARTIN HEIDEGGER, Être et temps, traduction par Emmanuel Martineau. ÉDITION NUMÉRIQUE HORS-COMMERCE
HEIDEGGER, Martin. L’Être et le temps. Tr. Jacques Auxenfants. (ebook-pdf)
Si l’être-au-monde est une constitution fondamentale du Dasein, où il se meut non pas seulement en général, mais - sur le mode de la quotidienneté - de façon privilégiée, il doit donc également être toujours déjà expérimenté ontiquement. Un voilement total du phénomène serait d’autant plus (…) -
Henry (1988:13-16) – interior — exterior
14 de setembro de 2021, por Cardoso de CastroExcerto de HENRY, Michel. Ver o invisível. Sobre Kandinsky. Tr. Marcelo Rouanet. São Paulo: É Realizações, 2012, p. 13-16. (versão em inglês)
Tradução
Lendo-se com alguma atenção as obras teóricas de Kandinsky, percebem-se dois termos recorrentes e centrais na análise: “interior” e “exterior”. O segundo grande escrito, Punkt und Linie zu Fläche [Ponto e Linha sobre Plano], de 1926, época da Bauhaus, começa assim:
“Todo fenômeno pode ser vivido de duas maneiras, não arbitrariamente (…) -
Carman (2003:126-128) – cognição, interior-exterior
24 de outubro de 2024, por Cardoso de CastroLonge de apelar para intuições brutas e reificadoras, a concepção de Heidegger da cognição como um modo fundado de ser-em equivale ao reconhecimento de que nossa orientação prática no mundo é uma condição da própria interpretabilidade de nossa própria cognição como cognição. Pois todas as teorias da cognição inevitavelmente pressupõem e se baseiam em alguma compreensão, ainda que tácita, de nosso ser-em, que elas nunca podem, por sua vez, esgotar. Mais uma vez, não se trata de insistir que (…)
-
GA19: A gênese da sophia (sabedoria) no interior do ser-aí natural dos gregos
3 de março de 2017, por Cardoso de CastroTradução brasileira de Marco Antonio Casanova
SEGUNDO CAPÍTULO - A gênese da sophia (sabedoria) no interior do ser-aí natural dos gregos (aisthesis/percepção sensível, empeiria/experiência, techne/arte, episteme/ciência, sophia/sabedoria) (Metafísica I, 1-2)
§ 10. Caracterização introdutória da investigação. Seu fio condutor: o exprimir—se do próprio ser-aí. Seu curso: os cinco níveis do sophia (saber). Sua meta: a sophia (a sabedoria) como malista aletheuein (o maior desvelamento)
§ (…)
Notas
- Dufour-Kowalska (1980:35-36) – a redução à exterioridade
- GA25:19-20 – Human Dasein
- Gallagher & Zahavi (2010:21) – introspecção
- Haugeland (2013:122-123) – Descartes
- Lavelle: Ce fiat tout intérieur
- Nietzsche (VP:477) – “Pensar” não acontece absolutamente
- Platão (R4:439a-441c) – conflito interior
- PLotin: le miroir intérieur