Quando mostramos a insuficiência de uma tal auto-interpretação das ciências do espírito e queremos lhes abrir possibilidades adequadas, teremos de trilhar o caminho que passa pelos problemas da estética. A função transcendental, que Kant atribui ao juízo estético, é bastante para satisfazer à delimitação contra o conhecimento conceitual e, como tal, à função dos fenômenos do belo e da arte. Mas a questão será a de salvaguardar o conceito da verdade do conhecimento conceitual? Não se tem (…)
Página inicial > Palavras-chave > Temas > begreifen / Begriff …
begreifen / Begriff …
begreifen / concevoir / conceber / Begriff / conceito / concept / Begriffsbildung / concept formation / Begriff des Seins / Seinsbegriff / concept d’être / conceito de ser / concept of being / Vorgriff / anti-cipation / concepção prévia / conceber-prévio / preconception / conceptuación previa / vergreifen / se méprendre / ergreifen / ser tomado por / Ergriffenheit / ergriffen
O fato de tomar, de apreender, é a maneira pela qual a língua metafísica, pela generalização que opera, apreende coisas e exerce sobre elas sua empresa. (LDMH )
Ce mot, distinct de « comprendre » (verstehen) désigne toujours une compréhension expresse, thématique, de la chose comme telle, et en particulier sa conception proprement philosophique. Pour autant, il n’a pas le sens hegélien.
BEGRIFF E DERIVADOS
Matérias
-
Gadamer (VM): conhecimento conceitual
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de Castro -
Gadamer (VM): conceito da compreensão
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroAos olhos de um historiador que pensa de modo mais arguto, a problemática de tal autoconcepção teria de ficar clara. O significado filosófico da historiografia de Droysen se apoia no fato de procurar liberar o conceito da compreensão da indeterminação, da comunhão estético-panteísta, que ele assumiu em Ranke, e em que formula suas pressuposições conceituais. A primeira pressuposição é o conceito da expressão. Compreender é compreender uma expressão. Na expressão algo interior se faz (…)
-
Gadamer (VM): conceito de compreensão
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroUma tal unanimidade vai sempre ocorrer onde o "ver além de um conceito" não suspende a liberdade da força de imaginação. Kant pode, sem se contradizer, caracterizar, como uma condição justificável, que é também uma condição do prazer estético, que com a determinação do fim não se manifeste nenhuma divergência. E com o isolamento das belezas livres, como seres para si, era artificial (o "gosto" parece, demais, se comprovar, na maior parte dos casos, lá onde se escolhe não somente o correto, (…)
-
Gadamer (VM): conceito de hermenêutica
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroE evidente que não se trata de uma exigência hermenêutica no sentido tradicional do conceito de hermenêutica. Pois isso não quer dizer que a investigação tenha que desenvolver um questionamento de história efeitual paralelo ao questionamento direto da compreensão da obra. A exigência tem um cunho teorético. A consciência histórica tem de se conscientizar de que, na suposta imediatez com que se orienta para a obra ou para a tradição, está sempre em jogo esse outro questionamento, ainda que de (…)
-
Gadamer (VM): conceito hermenêutico
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroO avanço metodológico resultante dessas observações feitas sobre a linguagem consiste em que o "texto" deve ser entendido aqui como um conceito hermenêutico. Isso significa que não é visto a partir da perspectiva da gramática e da linguística, ou seja, como produto final, buscado pela análise de sua produção. Essa análise tem como propósito aclarar o mecanismo em virtude do qual a linguagem funciona, deixando de lado todos os conteúdos que transmite. Considerado a partir da perspectiva (…)
-
Gadamer (VM): conceito de conhecimento
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroAs pesquisas a seguir, portanto, iniciam-se com uma crítica da consciência estética, a fim de defenderem a experiência da verdade, que nos é proporcionada pela obra de arte, contra a teoria estética, que se deixa limitar pelo conceito de verdade da ciência. Elas, porém, não se contentam somente com a justificação da verdade da arte. Antes, procuram, desse ponto de partida, um conceito de conhecimento e de verdade, que corresponde ao todo de nossa experiência hermenêutica. Tal como na (…)
-
Gadamer (VM): conceptualidade
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroO empenho filosófico de nosso tempo se diferencia da clássica tradição da filosofia pelo fato de não representar nenhuma continuação imediata e ininterrupta dessa última. Por maior que seja a comunhão com sua origem histórica, a filosofia está hoje consciente de seu distanciamento com relação aos seus modelos clássicos. Isso caracteriza-se sobretudo na sua relação, alterada, com o conceito. Por mais graves que tenham sido as consequências e por mais profundas que tenham sido as (…)
-
Gadamer (VM): conceito do conhecimento
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroEm face do predomínio que a ciência contemporânea possui no âmbito do esclarecimento filosófico e da justificação do conceito do conhecimento e do conceito de verdade, essa pergunta parece ficar sem uma correta legitimação. E no entanto, não se pode escapar a ela, no seu campo científico. O fenômeno da compreensão perpassa não somente tudo que diz respeito ao mundo do ser humano. Tem vitalidade independente também no terreno da ciência e resiste à tentativa de deixar-se ser reinterpretado (…)
-
Ferreira da Silva (2009:27-30) – a ideia
26 de junho de 2023, por Cardoso de CastroAs Ideias se comportam como uma realidade completa em relação à realidade incompleta do mundo, como algo expressado em relação ao infuso e embrionário, como o infinito em relação ao finito.
Encontramos aqui uma verdadeira doutrina da liberdade e da libertação para a alma oprimida do homem. É a doutrina das Ideias que desempenha essa função desopressiva e arejante, comovendo as muralhas da finitude e dilatando o espaço de nosso exercício espiritual. Essas Ideias, historicamente tão (…) -
Gadamer (VM): conceito do nexo
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroUma reflexão clara e metódica sobre isso não se encontra expressa obviamente em Ranke, nem no arguto metodólogo que foi Droysen, mas somente em Dilthey, que toma conscientemente a hermenêutica romântica e a amplia até fazer dela uma historiografia e até uma teoria do conhecimento das ciências do espírito. A análise lógica de Dilthey do conceito do nexo na história representa, segundo a questão em causa, a aplicação do princípio hermenêutico, segundo o qual as partes individuais de um texto (…)
-
Vallin (EI:57-61) – o conceito na constituição objetivante
23 de dezembro de 2023, por Cardoso de Castrodestaque
1° O conceito não é o que constitui o próprio ser da experiência, mas uma projeção mental (cuja origem não temos de procurar aqui, mas que nos limitamos a descrever) que permite desvendar o real segundo a modalidade objectivante que caracteriza a subjetividade lógica. Na estrutura objectivante, recordemos que a subjetividade, longe de se encerrar em si mesma, se transcende para o mundo existente, que ela apreende ou pretende apreender como ser e não como fenômeno ou manifestação (…) -
Gadamer (VM): conceituação natural
24 de janeiro de 2024, por Cardoso de CastroTodas as diairesis conceituais de Platão, assim como as definições aristotélicas, confirmam que a formação natural dos conceitos, que acompanha a linguagem, não segue sempre a ordenação da essência, mas realiza muitas vezes a formação das palavras com base em acidentes e relações. Porém, a primazia da ordenação lógica essencial, determinada pelos conceitos de substância e acidente, faz aparecer a formação natural dos conceitos da linguagem somente como uma imperfeição do nosso espírito (…)