Página inicial > Palavras-chave > Temas > Tatsäche / tatsächlich / Tatsächlichkeit / Faktualität
Tatsäche / tatsächlich / Tatsächlichkeit / Faktualität
tatsächlich / factuel / fatual / de hecho / factual. Ne s’applique qu’aux choses, donc n.p.c. faktisch et Faktizität. [Martineau ]
Matérias
-
Agamben (2015:260-261) – origem da palavra "facticidade"
12 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
O reenvio a Husserl e a Sartre, lugar-comum na entrada “Facticidade” dos dicionários filosóficos, é errôneo, pois o uso heideggeriano é completamente diferente. Heidegger distingue a Faktizität do Dasein da Tatsächlichkeit, simples factualidade dos entes intramundanos. É no início das Ideen que Husserl define a Tatsächlichkeit dos objetos da experiência. Esses objetos, escreve ele, apresentam-se como algo que se encontra em um ponto determinado do espaço e do tempo e que possui certo (…)
-
Agamben (2015:263-265) – decadência e facticidade
12 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
A Grundbewegung da vida é chamada por Heidegger de Ruinanz (do latim ruina, desmoronamento, queda): é a primeira ocorrência do que virá a ser, em Sein und Zeit, die Verfallenheit. A Ruinanz apresenta o mesmo entrelaçamento do próprio e do impróprio, do spontaneus e do facticius, que constitui também a Geworfenheit do Dasein: “Um movimento que se produz a si mesmo e que no entanto não se produz a si mesmo, mas que produz o vazio no qual se move: seu vazio é sua própria possibilidade de (…)
-
Agamben (2015:265-269) – facticidade
12 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
A explicitação mais clara das características da facticidade se encontra no parágrafo 29, que é consagrado à análise da Befindlichkeit e da Stimmung. Na Stimmung tem lugar uma abertura que precede todo conhecimento e toda Erlebnis. Ela é die primäre Entdeckung der Welt, o desvelamento original do mundo. Mas o que caracteriza esse desvelamento não é a plena luz da origem, mas precisamente uma facticidade e uma opacidade irredutíveis. O Dasein é levado pelas Stimmungen para diante dos outros (…)