Página inicial > Palavras-chave > Temas > Logik / logisch / logische
Logik / logisch / logische
lógica / logique / logic / Logik
A designação "lógica" é a abreviatura da expressão grega "logike". Esta expressão significa: o que diz respeito ao logos. Deve-se acrescentar "episteme’’; episteme logike é o saber que diz respeito ao logos. A lógica, enquanto episteme logike, significa o compreender-se com base no logos. (GA38 )
Matérias
-
Malabou (2016) – Epigenesis e Racionalidade
10 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
Três perguntas estão na origem deste livro, três endereçamentos à filosofia continental contemporânea que buscam revelar nela, como seu eco negativo ou paradoxal, os contornos de três áreas de silêncio incompreensível.
A primeira questão diz respeito ao tempo. Por que a questão do tempo perdeu seu status como a principal questão da filosofia? Por que ela simplesmente desapareceu depois de Ser e Tempo, e por que o próprio Heidegger chegou ao ponto de confirmar, em sua última obra, a (…)
-
Gelven (1972:177-179) – verdadeiro ou falso?
21 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
Ressaltamos que, para que uma sentença se qualifique como uma proposição sobre o mundo externo, ela deve admitir ser verdadeira ou falsa. Agora, com muita frequência, os filósofos, ao buscarem refinar a compreensão do sentido de uma proposição, referem-se às suas condições de verdade. Uma maneira de fazer essa pergunta é considerar as condições sob as quais a sentença seria falsa. (Se essas condições forem contraditórias, dizemos que a frase não pode ser considerada falsa e, portanto, é (…)
-
Derrida (2016:451-454) – logos
13 de fevereiro de 2024, por Cardoso de Castro
[…] Heidegger que diz, eu lembro, em Introdução à metafísica, que não é senão tardiamente, depois do acontecimento (Geschehnis), depois da aparição consciente, ciente, sapiente (die wissende Erscheinung des Menschen als des geschichtlichen) do homem como homem historial, que não foi senão depois dessa acontecimentalidade historial, e, portanto, tardiamente, que se definiu (Heidegger coloca a palavra entre aspas: “definiert”) o homem por meio de um conceito (in einem Begriff) e que esse (…)
-
Greisch (1994:Intro) – Síntese da tese de habilitação de Heidegger (1915)
24 de setembro de 2024, por Cardoso de Castro
A tese de habilitação de 1915, dedicada ao problema das categorias e à teoria da significação na gramática especulativa , representa um primeiro passo em direção a uma nova problemática. Nesse trabalho, Heidegger se aventurou em um novo campo, o da gramática especulativa. Essa pesquisa substituiu um projeto inicial, uma tese sobre o problema do número (como a tese de habilitação de Husserl!). O projeto foi abandonado porque Heidegger queria concorrer à cadeira de concordatário na (…)