Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Grondin / Jean Grondin
Grondin / Jean Grondin
JEAN GRONDIN (1955)
- GRONDIN, J. Le Tournant dans la pensée de Martin Heidegger. Paris: PUF, 1987
- GRONDIN, J. Le tournant herméneutique de la phénoménologie. Paris: PUF, 2003.
- L’Universalité de l’herméneutique
Matérias
-
Grondin (2010:37-39) – compreensão prática
26 de novembro de 2024, por Cardoso de Castro
Essa compreensão epistemológica da compreensão como uma compreensão intelectual foi certamente abalada, se não minada, por Martin Heidegger, a quem Gadamer segue a esse respeito. No que pode ser chamado de uma noção mais "prática" de compreensão, Heidegger argumentou em Ser e Tempo (1927) que a compreensão designa menos um processo cognitivo (e, portanto, metodológico) do que um know-how, uma habilidade, uma capacidade, uma possibilidade de nossa existência. Ele segue o exemplo da linguagem (…)
-
Grondin (1987:55-60) – temporalidade [Zeitlichkeit]
7 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
[…] o que impulsiona a preocupação [Sorge]? Como o Dasein é caracterizado como o ser para o qual esse mesmo ser está em jogo em seu ser, a resposta é óbvia: o sentido da preocupação não pode ser outro senão o ser do Dasein, uma concepção que devemos especificar agora. A preocupação é, mais precisamente, sobre o poder-ser (Seinkönnen) do Dasein. Quando o homem lida com o ser em geral, é sempre o seu poder-ser que está em questão. O ser do Dasein é um ser de tensão. Em outras palavras, o (…)
-
Grondin (1987:66-69) – temporaneidade [Temporalität]
7 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
Vamos recapitular. Primeiro, analisamos a relação entre ser e tempo que assola a concepção metafísica do tempo: o ser do tempo é resumido no instante, mas o instante só incorpora o ser do tempo por meio de uma leitura já temporal do sentido do ser, fechando o que chamamos de “círculo ontocrônico”. Heidegger procura evitar esse impasse tematizando o tempo por meio de uma análise do Dasein. Uma decomposição da estrutura da preocupação [Sorge] revela a temporalidade extática do Dasein. Sabemos (…)
-
Grondin (1987:60-62) – temporalização
7 de outubro de 2024, por Cardoso de Castro
O conceito de “maturação” ou “temporalização” contém a ideia de um desdobramento que produz a si mesmo (Geschehen). Há, portanto, um se-produzir original da experiência temporal, que Heidegger destacará com a ajuda de três locuções [GA24:377; SZ:328-329]:
— o futuro é um “advir em direção a si mesmo…” (Auf-sich-zukommen) ;
— o ter sido é um “retorno a…” (Zurück zu);
— o presente um “estagiar junto…” (Sich-aufhalten-bei).
“Essas características de em-direção-a-si, retorno-a e junto-de (…)