Página inicial > Palavras-chave > Autores - Obras > Fichte / Johann Gottlieb Fichte
Fichte / Johann Gottlieb Fichte
JOHANN GOTTLIEB FICHTE (1762-1814)
LÉXICO DE FILOSOFIA
OBRA NA INTERNET: LIBRARY GENESIS
Matérias
-
Dufour-Kowalska (1980:31-34) – o monismo ontológico
26 de junho de 2023, por Cardoso de Castro
O empreendimento crítico de Michel Henry é imitado por uma tese que o autor reúne numa única fórmula: o “monismo ontológico” do pensamento ocidental. A expressão refere-se à concepção única que tem dominado o pensamento ocidental sobre a essência dos fenômenos, determinando a unilateralidade da investigação e da reflexão filosóficas até aos nossos dias. A subordinação da essência e das condições da fenomenalidade a uma forma exclusiva, a consequente redução do campo ontológico a uma única (…)
-
Fichte (1797) – Toda consciência é condicionada pela consciência imediata de nós mesmos
15 de junho de 2023, por Cardoso de Castro
Primeiro capitulo, único publicado, do Ensaio de uma nova exposição da doutrina da ciência. Saiu no “Philosophisches Journal”, tomo VII, páginas 1 a 20, de 1797, com o titulo: “Toda consciência é condicionada pela consciência imediata de nós mesmos
Torres Filho
Permita-nos o leitor, com quem temos de entrar em consonância de pensamento, dirigir-nos diretamente a ele e tratá-lo com o familiar “tu”.
1) Podes sem dúvida pensar: eu; e, ao pensá-lo, encontras intimamente tua consciência (…)
-
Henry (1963:§10) – ser e existência
26 de junho de 2023, por Cardoso de Castro
Nougué
El ser no es un fenómeno más que si está a distancia de sí mismo . La obra de la distancia fenomenológica comprendida como un poder ontológico, como una distancia naturante y no simplemente naturada, es justamente instituir el intervalo gracias al cual el ser podrá aparecerse a sí mismo. La aparición, sobre el fondo de la distancia fenomenológica, del ser que aparece, la manifestación de este ser es idéntica con su existencia. Porque se funda en la distancia, la existencia del ser (…)