#### A Via Cartesiana
* 1. A Estrutura da Via Cartesiana * A expressão "caminho cartesiano" em Husserl é ambígua, pois sua filosofia surge como um cartesianismo radicalizado e, ao mesmo tempo, um cartesianismo invertido, mas pode ser recapitulada em quatro pontos principais. * O primeiro ponto é a exigência de apoditicidade do ponto de partida, segundo a qual a filosofia deve ser uma ciência absolutamente fundamentada, edificada a partir de um começo absoluto (ou um "ponto de (…)
Página inicial > Palavras-chave > Index Textes > VGKH
VGKH
GÉRARD, Vincent. La “Krisis”, Husserl
Husserl
Edmund Husserl
EDMUND HUSSERL (1859-1938)
. Paris: Ellipses, 1999.
Matérias
-
Vincent Gérard (1999) – A Krisis de Husserl (2)
3 de novembro, por Cardoso de Castro -
Vincent Gérard (1999) – A Krisis de Husserl (3)
3 de novembro, por Cardoso de Castro* B. A Via pela Ontologia do Mundo da Vida * Iso Kern, em seu célebre artigo sobre os caminhos para a redução transcendental, agrupa sob o título de "via pela ontologia" três percursos que se iniciam em uma ontologia positiva ou lógica. * Os três tipos fundamentais de ontologia que podem ser visados são: 1) a lógica formal e a ontologia formal (*mathesis universalis*), que contém os princípios formais das ciências e atua como uma doutrina universal da ciência; 2) as ontologias (…)
-
Vincent Gérard (1999) – A Krisis de Husserl (1)
3 de novembro, por Cardoso de Castro* Krisis I e II: A História, uma Teleologia Circular * A problemática central das duas primeiras partes de A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental, por Husserl, reside na questão de como o movimento de racionalidade originado na Grécia no século VI a.C. e que se desenvolveu na ciência europeia pôde assumir a figura da irracionalidade, ou seja, a questão de um movimento de racionalidade que culmina no auge da irracionalidade. * A situação política da Alemanha (…)
-
Vincent Gérard (1999) – A Krisis de Husserl (4)
3 de novembro, por Cardoso de Castro* C. A Via pela Psicologia Intencional * Husserl empreendeu a via pela psicologia intencional nas lições de Filosofia Primeira em 1923 e, posteriormente, na última parte da terceira seção da Krisis (§§ 56-73), intitulada: "O caminho que conduz à filosofia transcendental fenomenológica partindo da psicologia." * O caminho pela psicologia intencional não implica o abandono total da via cartesiana, sendo que o relatório da Filosofia Primeira, lição 48, estabelece que a redução (…)